O que é?
O teste alérgico, também conhecido por “Prick test”, tem por objetivo confirmar a suspeita de alergia e identificar quais os agentes responsáveis pelo processo alérgico. Além disso, é capaz de determinar o grau de sensitividade desta alergia.
Quando é indicado:
O exame é indicado para pacientes com suspeita clínica de rinite alérgica ou dermatites (alergias na pele). Os principais sintomas relatados são: obstrução nasal (nariz entupido), rinorreia (secreção nasal), espirros e prurido (coceira).
Como é realizado:
O teste é aplicado na parte interna de cada antebraço do paciente, através de uma placa com 8 hastes, cada uma contendo um alérgeno. O tempo de duração do exame gira em torno de 20 a 30 minutos, sendo realizado no consultório médico.
Este exame é mais moderno e realizado através do sistema MULTI-TEST PC.

Composição do exame:
O teste é composto por 14 substratos + 2 controles (positivo e negativo).
- Epitélio de cão
- Epitélio de gato
- Fungos
- Barata
- Grama
- Pólen
- Mosquito
- Ovo
- Trigo
- Leite
- Camarão
- Ácaros: Dermatophagoides pteronyssinus / Dermatophagoides farinae / Blomia tropicalis
Preparo:
Para a realização do exame é importante que o paciente não tenha utilizado nenhum tipo de antialérgico (anti-histamínico), 7 dias antes.
Vantagens do exame:
O Prick test tem como grande vantagem o fato de não utilizar agulhas para a testagem de cada alérgeno, sendo, portanto, indolor. Os testes convencionais utilizam agulha de injeção intradérmica que, inevitavelmente, causam dor e desconforto ao paciente.
Outra grande vantagem na realização deste exame é a possibilidade de aplicação de até 14 tipos diferentes de substratos em um único exame, de tal forma que aumente a possibilidade de um correto diagnóstico.