O que é o desvio do septo? Quando devo operar?
O desvio septal é muito prevalente na população, podendo estar associado a trauma prévio ou surgir durante o crescimento facial. A maioria das pessoas com desvio septal será completamente assintomática, porém algumas irão apresentar obstrução nasal (sensação de nariz entupido) constante.
A septoplastia é o procedimento cirúrgico destinado a corrigir desvios do septo nasal, restabelecendo a anatomia e fisiologia nasal adequada. Pode ser empregada isoladamente ou em associação a outros procedimentos como redução das conchas nasais (turbinectomia), rinoplastias e cirurgia dos seios paranasais. Além do sintoma de obstrução nasal, a septoplastia também é indicada quando há outros fatores, tais como: rinossinusite crônica, epistaxe, cefaleia rinogênica por contato, tumores e via de acesso para base do crânio.
A técnica cirúrgica escolhida para a correção do desvio depende da localização do desvio, do tipo de hipertrofia das conchas nasais, das patologias associadas e da experiência do cirurgião. A técnica por via endoscópica é amplamente utilizada, porque possibilita melhor visualização dos planos teciduais e proporciona uma abordagem mais precisa da área de dissecção.